O que é Impermeabilizar?

O QUE É IMPERMEABILIZAR
Impermeabilização em PiscinasSegundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que rege a seleção e projeto da impermeabilização (NBR 9575/2003), há duas maneiras de barrar a entrada da água. Uma é com os chamados sistemas rígidos – em que a massa usada como reboco recebe polímeros, cristalizantes ou hidrofugantes e, dessa forma, evita que a água se infiltre nos poros do concreto. A outra, dos sistemas flexíveis, compõe-se de mantas (as famosas mantas negras de asfalto, que vêm prontas de fábrica) ou membranas moldadas na obra – ambas contam com asfalto em sua composição e formam uma camada sobre a superfície a ser protegida.

Além dos problemas com segurança das estruturas – já imaginou se a armação da laje enferruja? –, os desgastes provocados pela água trazem chateações como goteiras que atormentam nos dias de chuva e a necessidade de constantes reformas e novas pinturas para aquela parede que vive manchada ou fofa. Outra razão para manter a umidade bem longe é a saúde dos moradores. A turma do espirra-espirra não suporta a presença de bolor.

É preciso conhecer o inimigo antes de travar a batalha. O que significa, nesse caso, saber de onde ele vem antes de corroer as estruturas, provocar manchas de bolor e goteiras. Há quatro caminhos básicos:

1.UMIDADE DO SOLO. Ela é natural da terra.Absorvida pelo concreto da fundação, sobe e causa prejuízos como descolamento do piso ou bolor em rodapés.

2.ÁGUA DE PERCOLAÇÃO. Geralmente é a chuva que cai e escorre (ou seja, não exerce pressão sobre a superfície). Provoca, por exemplo, infiltração na laje da varanda.

3.CONDENSAÇÃO. Sabe o vapor que fica no banheiro depois de uma chuveirada e deixa a superfície dos azulejos úmida? Eis o culpado pelo bolor no forro.

4.ÁGUA SOB PRESSÃO. Ela aplica certa força sobre a laje ou a parede. Em piscinas, é chamada de água sob pressão positiva pois empurra a camada protetora de dentro para fora e, se encontrar falha, gera vazamento. Há também a água sob pressão negativa, que vem da terra e provoca bolor em paredes no subsolo.

img-orcamento-02